SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Servidores da Saúde farão exames periódicos graças a convênio com a Geap


Os servidores do Ministerio da Saúde (MS), inclusive os que estão cedidos aos estados e municípios, voltarão a fazer exames periódicos. Esse avanço só foi possível graças a um convênio firmado entre o governo e a Geap. O anúncio foi feito pelo plano de saúde, na última quarta-feira, 19, durante Seminário Nacional dos Intoxicados realizado pela Condsef, em Brasília

Publicado: 25/11/2014

Os servidores do Ministerio da Saúde (MS), inclusive os que estão cedidos aos estados e municípios, voltarão a fazer exames periódicos. Esse avanço só foi possível graças a um convênio firmado entre o governo e a Geap. O anúncio foi feito pelo plano de saúde, na última quarta-feira, 19, durante Seminário Nacional dos Intoxicados realizado pela Condsef, em Brasília. 
 
Em Pernambuco, os exames não poderão ser feitos imediatamente porque o Ministério da Saúde não possui convênio com o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS). Mas, segundo o diretor do Sindsep-PE e servidor do MS, José Felipe Pereira, a situação deve ser resolvida em poucos dias. Hoje, ele está em Aracajú participando de um Encontro de Saúde do Trabalhador com foco no SIASS, onde pretende adiantar as negociações para que o Ministério da Saúde em Pernambuco possa firmar convênio com o subsistema. 
 
“É muito alto o número de adoecimentos e mortes no Ministério da Saúde em decorrência de câncer e problemas cardíacos e respira-tórios. Só este mês perdemos três companheiros. As pessoas adoecem, mas por ausência dos exames periódicos, essas doenças não são diagnosticadas como de caráter ocupacional”, explica o diretor do Sindsep-PE.  José Felipe Pereira conta que os servidores do MS estão sem exames periódicos há mais de 15 anos e desde então o sindicato e a Condsef vinha pressionando o governo para que o serviço fosse retomado.
 
DEBATES

Durante o Seminário Nacional dos Intoxicados foi feito um levantamento das matérias que tramitam no Congresso e podem ajudar os trabalhadores do Ministério da Saúde que adoeceram em decorrência do uso de venenos como o DDT e BHC.
 
Existe uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa à concessão de uma pensão vitalícia e de uma indenização por danos morais aos servidores, pensionistas ou familiares de trabalhadores que foram contaminados por esses agentes químicos.
 
O Seminário Nacional dos Intoxicados contou com a participação de 26 estados. Do Sindsep-PE participaram oito servidores, entre eles dirigentes e trabalhadores da base, representando o Ministério da Saúde, Funasa e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
« Voltar


Receba Nosso Informativo

X