Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 13/03/2018
Da Ascom Sindsep-PE
A Condsef/Fenadsef realizou, na semana passada, um seminário para debater a saúde complementar e planos de saúde de autogestão com representantes dos principais fóruns que reúnem servidores federais (Fonasefe e Fonacate). O encontro aconteceu na sede da entidade, em Brasília. Representantes dos planos como Geap, Capsaúde, Assefaz e Unidas também participaram.
O objetivo do seminário foi o de promover uma avaliação do cenário atual e fomentar debates e possíveis ações administrativas, legislativas e jurídicas para o enfrentamento dos problemas. A defesa do SUS com campanha por uma saúde pública para toda a população foi um dos encaminhamentos aprovados.
As entidades decidiram, também, que continuarão na briga pela aplicação de um valor mínimo de 50% por parte da União para a manutenção dos planos de saúde de autogestão. Hoje, a União arca com 25% e os trabalhadores com 75%, tornando-se quase que impossível o pagamento das mensalidades. O tema já foi tratado em reunião no Ministério do Planejamento onde a secretaria de Gestão de Pessoas se comprometeu a dar um retorno na próxima reunião com o conjunto dos federais, prevista para acontecer até o dia 10 de abril.
Os servidores querem ainda a democratização da gestão dos planos com a administração sob o controle dos usuários.