Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Salários, benefícios, concursos públicos, aposentadoria, condições de trabalho, direitos trabalhistas, negociação coletiva, valorização e fortalecimento dos serviços públicos estão entre as questões que precisam fazer parte do debate eleitoral
Publicado: 16/09/2026
As eleições são um momento importante para definir os rumos do país e também para decidir quais projetos estarão à frente das políticas públicas nos próximos anos. Para servidores públicos e trabalhadores das empresas públicas, acompanhar as propostas e o posicionamento dos candidatos é uma forma de defender direitos e contribuir para a construção de um serviço público forte.
Por isso, a Condsef/Fenadsef encaminhou aos seis candidatos à Presidência da República que aparecem nas primeiras posições das pesquisas eleitorais uma carta com 23 questionamentos sobre temas considerados prioritários para a categoria. As questões refletem posicionamentos aprovados pela maioria dos servidores e empregados públicos federais no último Congresso da Condsef/Fenadsef, instância máxima de deliberação da categoria, além de propostas construídas em plenárias e assembleias.
É importante que servidores também busquem saber como candidatos à Câmara dos Deputados e ao Senado pensam a respeito dessas pautas.
Para a Condsef/Fenadsef, é fundamental conhecer os projetos e compromissos apresentados para o país e verificar como cada candidatura se posiciona diante de temas que afetam diretamente a vida dos trabalhadores.
Salários, benefícios, concursos públicos, aposentadoria, condições de trabalho, direitos trabalhistas, negociação coletiva, valorização e fortalecimento dos serviços públicos estão entre as questões que precisam fazer parte do debate eleitoral.
A carta enviada pela entidade busca justamente cobrar respostas dos candidatos e contribuir para que as posições dos candidatos em torno de temas importantes sejam conhecidas pelos trabalhadores.
Entre os 23 questionamentos apresentados pela Condsef/Fenadsef estão:
As cartas foram encaminhadas individualmente aos candidatos, com o mesmo conjunto de questões. Confira:
Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) — [https://www.condsef.org.br/documentos/questionamento-ao-candidato-lula-presidencia-republica-1]
Flávio Bolsonaro — [https://www.condsef.org.br/documentos/questionamento-ao-candidato-flavio-bolsonaro-presidencia-republica]
Augusto Cury — [https://www.condsef.org.br/documentos/questionamento-ao-candidato-augusto-cury-presidencia-republica]
Ronaldo Caiado — [https://www.condsef.org.br/documentos/questionamento-ao-candidato-ronaldo-caiado-presidencia-republica]
Renan Santos — [https://www.condsef.org.br/documentos/questionamento-ao-candidato-renan-presidencia-republica]
Romeu Zema — [https://www.condsef.org.br/documentos/questionamento-ao-candidato-zema-presidencia-republica]
As eleições também são uma oportunidade para os trabalhadores cobrarem compromissos de quem pretende ocupar cargos públicos. Servidor informado participa, cobra compromissos e fortalece a democracia. Nas eleições, conheça as propostas e escolha de forma consciente quem estará ao lado das pautas que você considera importantes.
Seguimos na defesa de um serviço público forte. Por um Brasil democrático e mais justo.