Filiado à Cut e à Condsef/Fenadsef

Notícias

Sindicatos cutistas constroem plataforma da classe trabalhadora para as eleições de outubro

Fonte: Ascom Sindsep-PE
29/07/2022



 

De olho nas eleições de outubro, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) está realizando plenárias nos estados para a construção de plataformas com as pautas prioritárias da classe trabalhadora para serem entregues aos candidatos e candidatas aos governos estaduais, assembleias legislativas e Senado. Em Pernambuco, nessa última semana de julho foram realizadas quatro plenárias nas cidades de Petrolina, Serra Talhada, Caruaru e Recife. A da Região Metropolitana (FOTO) foi realizada, na sexta-feira passada, na sede do Sindsep-PE, que participou  do evento que contou com a participação também do Sintepe, Sindpetro, Sindmetal, Sintape, Sinproja, Sindicato dos Bancários e Sintect (Correios), Simpere e Sindpd.

“Nesse processo de debate em que a gente escuta as regionais, os sindicatos, os ramos de uma forma geral, apontamos aquilo que achamos ser emergencial, mas também o que pensamos para o futuro”, disse o presidente da CUT-PE, Paulo Rocha. Ele explica, por exemplo, que hoje Pernambuco tem um nível alto de desemprego. “O trabalho formal passa de 40%. Então a gente quer combater essas coisas. Mas a gente tem a necessidade também de serviço público no campo e de fortalecer a indústria no interior. Queremos uma agricultura familiar sem agrotóxico, mas também gerar mais emprego na Região Metropolitana”, pontua o sindicalista.

Paulo Rocha lembra, inclusive, que muitas demandas da classe trabalhadora não pertencem apenas ao universo do mundo do trabalho, pois beneficiam toda a sociedade. “Queremos chegar a um estágio em que a segurança pública permita que uma mulher possa sair de uma hora da tarde ou uma da noite, sem medo. Que as pessoas, das mais diversas orientações sexuais, não sejam expulsas da escola”, lamenta.

O diretor do Sindsep-PE e da CUT-PE, Fernando Lima, reforça que as plataformas dos estados também vão resultar em uma plataforma nacional para ser entregue aos candidatos à Presidência da República.

As plataformas da classe trabalhadora estão sendo construídas sobre os eixos: Juventude; Mulheres; Trabalho, Emprego e Renda; Saúde do trabalhador e da trabalhadora; Educação; Comunicação e Cultura; Agricultura Familiar; Serviço Público; e Segurança Pública.

Em breve, a plataforma de Pernambuco, com a compilação dos encaminhamentos das plenárias realizadas no estado, será entregue aos candidatos das eleições de outubro. Bem como será produzida a plataforma nacional.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais