Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
A Conferência foi organizada pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Conselho Estadual de Saúde, no qual o Sindsep tem como representante a diretora e trabalhadora da Ebserh, Gislaine Fernandes
Publicado: 16/09/2024
O Sindsep-PE participou da 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, realizada entre os últimos dias 11 e 13 de setembro, em Recife. Com o tema, “Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: Pernambuco fazendo o SUS acontecer”, o evento fez parte da agenda do Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), cujo objetivo é analisar as propostas construídas nas diversas etapas estaduais.
A Conferência foi organizada pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Conselho Estadual de Saúde, no qual o Sindsep tem como representante a diretora e trabalhadora da Ebserh, Gislaine Fernandes.
Inicialmente, foram promovidas plenárias municipais em todas as cidades do Estado. Em seguida, quatro etapas macrorregionais. Nessas etapas, foram eleitos os delegados e consolidadas as propostas para a Conferência Estadual, além de eleitos os pré-delegados à Conferência Nacional, que acontecerá no próximo mês de dezembro, em Brasília.
A Conferência Estadual reuniu conselheiros de saúde, delegados regionais eleitos nas etapas macrorregionais, incluindo gestores, trabalhadores e usuários do SUS. Entre as propostas, tiveram destaque as relacionadas ao fortalecimento dos serviços públicos de saúde e em defesa dos concursos.
"A conferência foi de extrema importância para Pernambuco. Ela aconteceu depois de 18 anos da realização da última. Foram dias de intensos debates das propostas trazidas de todo o estado. O adoecimento mental dos profissionais da saúde e a necessidade do combate aos diversos tipos de assédios foram um dos assuntos mais comentados pelos participantes. A reestruturação dos serviços públicos de saúde, a urgência em concursos públicos e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) foram propostas bastante debatidas", comentou Gislaine Fernandes.