Filiado à Cut e à Condsef/Fenadsef

Notícias

Sindsep e Asserfesa têm reunião marcada com a Capesaúde

26/02/2015



Na próxima segunda, 2 de março, o Sindsep-PE e a Associação dos Servidores Federais em Saúde de Pernambuco (Asserfesa) tem reunião marcada com a direção regional do Capesaúde (plano de autogestão dos trabalhadores do setor). O encontro está previsto para as 9h30, na Superintendência Regional da Funasa, em Recife, e deve discutir problemas que vem ocorrendo com a assistência médica no estado.

Segundo o diretor do Sindsep-PE e da Asserfesa, Ramilson Matos, um dos principais problemas é o descredenciamento de muitos médicos e de alguns hospitais no estado. Na contramão disso tudo, o plano de saúde está aumentando o valor consideravelmente. “Pagávamos por grupo familiar, agora pagamos por indivíduo”, conta Matos. Antes, a cobrança do Capesaúde era por titular e o trabalhador pagava uma taxa a mais por cada dependente. Agora com a cobrança de forma individual, o valor da mensalidade, em alguns casos, triplicou.

Mesmo com os aumentos abusivos, o plano de saúde ainda alega dificuldades financeiras e por isso médicos e hospitais continuam se descredenciando. “Queremos entender porque a empresa continua em situação difícil”, adianta a coordenadora geral do Sindsep-PE, Graça Oliveira. A ideia do sindicato e da Asserfesa é propor algumas medidas para salvar a Cepesaúde. Uma delas seria a regionalização da assistência médica. Também será sugerida a transferência de recursos da Capesesp (previdência privada dos trabalhadores da saúde) para o plano de saúde. 

AÇAO VITORIOSA

Por meio de ação judicial, o Sindsep-PE conseguiu reverter o aumento abusivo aplicado pelo Capesaúde aos servidores maiores de 60 anos. Essa vitória na Justiça foi parcial porque o processo movido pelo sindicato tinha o objetivo de beneficiar todos os usuários, independente da idade.

 
« Voltar


Receba Nosso Informativo

X
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais