Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 10/09/2025
O Sindsep-PE está iniciando um processo de mobilização, junto as trabalhadoras e trabalhadores da Hemobrás, como o objetivo de destravar as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A primeira iniciativa aconteceu nessa terça-feira (09), quando diretores do Sindsep estiveram reunidos com a categoria, durante encontro na sede da Empresa, em Goiana.
No último mês de fevereiro, depois de amplo debate com as trabalhadoras e trabalhadores, o Sindsep concluiu a tabulação das cláusulas que compõem o ACT e protocolou a proposta junto a Hemobrás.
A categoria solicitou, entre outros pontos, reajuste de 100% do acumulado em 12 meses de inflação com acréscimo de 5% de ganho real, reajuste no valor do auxílio alimentação no percentual de 20% e ampliação da participação da Hemobrás do atuais 50% e 25% de reembolso, para 70% do valor do plano de saúde.
A resposta da Hemobrás ficou bem aquém desta demanda. Depois de meses de negociação, o Sindsep apresentou outra nova proposta, no último mês de julho, demonstrando o interesse da categoria em negociar:
Reajuste de 100% do acumulado até fevereiro de 2025 do IPCA, acrescido de 3% de ganho real. Reajuste no valor do auxílio alimentação no percentual correspondente a inflação de alimentos e acréscimo de 5% de ganho real, totalizando o percentual de 11,99%, retroativo a março de 2025. Além disso, Ampliação do percentual de reembolso para 70% e reajuste do teto de reembolso no percentual da inflação da saúde, acrescido de 2%, totalizando o percentual de 9,45%.
Mas até o momento, a Hemobrás não se mostrou disposta a fechar o Acordo. “O presidente Lula visitou a Hemobrás por duas vezes, nos últimos meses, e liberou importantes investimentos para a consolidação da Empresa. Na ocasião, ele elogiou a qualificação das trabalhadoras e trabalhadores. Por isso, a nossa ideia é sensibilizar o governo e a gestão da empresa de que a categoria precisa ser valorizada e respeitada”, comentou a diretora do Sindsep, Gislaine Fernandes.
Durante encontro, foram debatidos outros assuntos, além do ACT. Na ocasião, os diretores do Sindsep ouviram relatados sobre diversos problemas relacionados às condições de trabalho. Além disso, a categoria alegou falta de transparência da gestão para repassar informações relacionadas a assuntos que envolvem diretamente os trabalhadores.