Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 31/10/2019
Escrito por: Ascom Sindsep-PE
Encerrando o mês de outubro, o Sindsep-PE esteve presente, na última quarta-feira, dia 30, de uma passeata, em Palmares, para lembrar o Outubro Rosa, uma campanha em nível internacional de combate ao câncer de mama. A diretora territorial de base do sindicato, Carmem Campos, participou da atividade, que contou também com o engajamento do Sintepe (trabalhadores da educação do Estado) e Sinsenpal (servidores municipais), além de associações e da Rádio Cultura de Palmares.
A passeata, que percorreu o centro comercial de Palmares, encerrou as várias ações que as entidades realizaram em outubro para debater a gravidade do câncer de mama. Durante toda a manhã do dia 17, houve uma programação especial, no Centro de Saúde Santo Antônio, com direito a um café-da-manhã, exibição de vídeo sobre a doença, palestras e depoimentos sobre a temática.
Uma das palestrantes foi a diretora do Sindsep, Carmem Campos. Com larga experiência na área de saúde, ela falou sobre a importância da higiene da mama para prevenir o câncer. “Principalmente quem já tem pré-disposição genética, é importante tomar alguns cuidados, como evitar sutiã com bojo e usar sempre peças limpas”, alerta. Carmem também falou sobre os cuidados com a dieta, já que alguns alimentos favorecem o surgimento de nódulos.
A DOENÇA
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) dão conta de que o câncer de mama é uma das enfermidades mais comuns entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Ainda segundo o instituto, a cada ano surgem 29% de novos casos da doença no Brasil, um percentual maior que a média mundial, que é de 25%.
Mas é bom lembrar que não é uma doença exclusiva da mulher, homens também podem desenvolver um câncer de mama, porém num percentual bem menor que no público feminino. Apenas 1% do total de casos acomete a população masculina.
O câncer de mama é provocado pela multiplicação desordenada de células da mama, formando um tumor. Cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas, alimentação adequada, controle de peso, evitar bebidas alcoólicas e amamentar.
Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mas chance de cura. Alguns sinais que podem indicar ser câncer de mama: nódulo, fixo e geralmente indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo; pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.