SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
Fonte: Ascom Sindsep-PE
03/02/2021
Em situação normal os servidores já costumam ser os alvos prediletos de quem aplica golpes cibernéticos. Agora, com o vazamento dos dados de mais de 200 milhões de brasileiros, o Sindsep-PE orienta seus filiados a redobrarem os cuidados. O vazamento ultrapassa o número de habitantes do país porque até pessoas mortas estão no meio. Foram vazados CPFs, endereços, telefones, datas de nascimento, escolaridades, salários, rendas e até mesmo perfis em redes sociais, escores de crédito e fotografias pessoais.
“Estamos preocupados porque pessoas mal intencionadas podem se passar por servidores, fazer compras, tirar cartões de crédito e, principalmente, fazer empréstimos consignados, o que já acontece com bastante frequência”, alerta o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira. Ele orienta que a partir de agora os servidores acompanhem constantemente seus extratos bancários e dos cartões de créditos e fiquem atentos a cobranças indevidas, além de consultar sua situação cadastral no site da Receita Federal.
Especialistas em dados compararam o vazamento ocorrido no Brasil com o ocorrido em 2017, nos Estados Unidos. E pior, o impacto desse vazamento pode ser sentido por anos, já que a maioria dos dados vazados é referente a documentos que não podem ser substituídos. Além disso, os dados estão disponíveis à venda na "deep web" (internet profunda, que não está indexada pelos mecanismos de busca, como o Google) e qualquer pessoa pode comprá-los, pagando com criptomoedas.
Para ajudar os servidores a se livrarem de golpes, o Sindsep listou alguns possíveis indícios de fraude a partir desses vazamentos de dados.
SMS e e-mails confirmando compras
Fique ao recebimento de SMS e e-mails de confirmação de compra e de alterações cadastrais (endereço, telefone etc). Se você receber um SMS informando sobre uma transação que não foi feita por você, não o responda. Não responda também e-mail nem clique em links suspeitos.
Chamadas telefônicas
Não confirme dados pelo telefone. É melhor você mesmo ligar para o banco ou qualquer instituição financeira.
Mensagens do app do seu banco
Se você usa aplicativos de banco ou de cartão de crédito no celular, redobre a atenção sobre os seus gastos e ative a trava de uso do cartão de crédito/débito, se o seu banco tiver esse serviço
Atualize seus dados cadastrais
Se você mudou de endereço, telefone ou teve qualquer outra alteração de dados, é importante entrar em contato com o seu banco ou operadora de crédito e fazer a atualização cadastral. Quanto mais recente é o dado que a instituição tem, mais dificuldade o fraudador vai ter para se passar por você
Mude de e-mail principal e até de endereço
Pensando nesse cruzamento de dados, se você tem dois endereços residenciais, vale até colocar o secundário como principal, pelo menos por um tempo
Nunca é demais proteger suas contas
Troque suas senhas regularmente;
Use senhas fortes e individuais para cada plataforma usada;
Use aplicativos gerenciadores de senhas -- alguns deles inclusive avisam se sua senha consta em alguma base de dados;
Ative a autenticação de duas etapas em todas as plataformas que você usa e que tenham essa função
OBS: Com informações do site UOL, a partir de informações fornecidas por Hiago Kin, presidente da Associação Brasileira de Segurança Cibernética
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