SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Sindsep-PE cobra vacinação contra a Covid para trabalhadores do HC e dos hospitais militares

Fonte: Ascom Sindsep-PE
01/02/2021



No momento em que o Brasil sofre com a segunda onda do coronavírus, com mortes diárias ultrapassando a casa dos mil e vários estados com o sistema de saúde em colapso, como Manaus e Roraima, o Sindsep-PE está cobrando ao governo do Estado e aos municípios a vacinação de todos os trabalhadores da saúde, inclusive os servidores e empregados públicos federais. Em Pernambuco existem quatro hospitais com trabalhadores da União, são eles o Hospital das Clínicas da UFPE, e os hospitais das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha).

O secretário geral do sindicato, José Felipe Pereira, conta que o governo está vacinando todos os trabalhadores de saúde que estão na linha de frente, no atendimento direito aos pacientes com a Covid-19, mas só isso não é o suficiente. “O HC, por exemplo, é um hospital de portas abertas. Além disso, o paciente está na UTI, mas se for preciso se locomove para fazer uma tomografia, transita no hospital. Então todos os trabalhadores e funcionários de uma forma geral ficam expostos”, explica o sindicalista.

“O HC tem hoje mais de 3800 trabalhadores, entre servidores do Regime Jurídico Único (UFPE), celetistas (Ebserh) e terceirizados. É importante que todo esse contingente seja vacinado. É importante que a vacina chegue também para todos os hospitais militares. O trabalhador desses hospitais não é diferente dos trabalhadores dos demais hospitais. É importante que todo mundo seja vacinado. O Brasil todo”, reforça José Felipe Pereira.

O Sindsep-PE vem cobrando também das autoridades uma maior fiscalização na aplicação das vacinas. “Isso é uma coisa grave, uma séria e estamos cobrando uma intervenção do Ministério Público, de todas as autoridades, nesse sentido. Mas também é importante para evitar que coisas como essas aconteçam, que o governo Federal adquira vacinas para imunizar toda a população”, diz o secretário geral do Sindsep-PE.

Para ele, se o governo Federal não compre as doses necessárias, os estados e municípios precisam comprar, cumprir a sua parte.

O secretário geral do Sindsep conta que a entidade já se reuniu com a secretária de Saúde da Prefeitura do Recife, Luciana Albuquerque, já que a cidade sedia três dos quatro hospitais com servidores (HC e os hospitais do Exército e da Marinha). Agora, o sindicato está fazendo contato com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, onde está localizado o Hospital da Aeronáutica.

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X