SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Sindsep-PE contra a Reforma Administrativa


O sindicato participou do seminário Reforma Administrativa e o Desmonte do Serviço Público, que aconteceu na manhã desta terça-feira (04/11), na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Publicado: 04/11/2025

“Reforma Administrativa e o Desmonte do Serviço Público.” Esse foi o tema do seminário realizado na manhã desta terça-feira (04/11), na Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

O encontro reuniu representantes dos servidores municipais, estaduais e federais, incluindo o coordenador-geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira, o secretário-geral, José Felipe Pereira, o diretor Ivanildo Mendonça e a assessora política e servidora, Elna Melo.   

O seminário teve como debatedor o assessor sindical, Vladimir Nepomuceno.  Na ocasião, ele fez críticas contundentes ao projeto proposto pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), sob orientação do presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos). Segundo Vladimir, o texto foi elaborado sob influência de empresários e de investidores do sistema financeiro e promove o desmonte do serviço público. 

“O texto cria um novo regime jurídico, fora do Regime Jurídico Único (RJU), no qual servidores não terão estabilidade, poderão ser demitidos após avaliações sucessivas e terão vínculos mais frágeis, com direitos reduzidos. No final, o atendimento irá piorar e toda a população sairá perdendo”, comentou. 

Para Vladimir, a proposta é fiscalista e regressiva. O texto fala em reduzir gastos, mas nunca menciona aumentar arrecadação. “O resultado é simples: sobra mais dinheiro para o mercado financeiro e menos para o serviço público.”

Durante a sua fala no seminário, José Carlos defendeu o diálogo com a população brasileira para esclarecer a todas e a todos que usam os serviços públicos sobre os verdadeiros objetivos da proposta. 

“O desafio é dizer para a população brasileira, que levanta todos os dias necessitando dos serviços e políticas públicas, que ela está sendo desprezada com esse tipo de proposta capitaneada pela extrema direita”, comentou. “A gente tem que dialogar com a sociedade brasileira para desmascarar toda essa farsa”, complementou. 

Construída sob o comando autoritário de Hugo Motta, a Reforma Administrativa ganhou o apoio de deputados do Centrão e da extrema direita bolsonarista. Políticos de partidos como o PL, Republicanos, PSD e União Brasil se uniram na tarefa de promover o desmonte dos serviços públicos.   

Não é Reforma! É a destruição dos serviços públicos!



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X