SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Sindsep-PE dá sua contribuição ao FSM com palestra sobre mídia e contra-hegemonia


A atividade foi ministrada pela assessora da Comunicação do sindicato, Fabíola Mendonça, com a participação da jornalista da entidade, Deyse Lemos, e do diretor de Imprensa Fernando Lima

Publicado: 15/03/2018

Da Ascom Sindsep-PE

Para fazer uma reflexão sobre a mídia burguesa e sua influência na vida das pessoas, o Sindsep-PE realizou nesta quinta-feira, 15, no Fórum Social Mundial (FSM) de Salvador, a oficina Leitura Crítica da Mídia e a Contra-hegemonia. A atividade foi ministrada pela assessora da Comunicação do sindicato, Fabíola Mendonça, com a participação da jornalista da entidade, Deyse Lemos, e do diretor de Imprensa Fernando Lima.

Fabíola trouxe a reflexão de vários teóricos sobre a mídia burguesa, como Bernard Milege e Pedrinho Guareschi. Ela apresentou uma série de manchetes de grandes conglomerados de comunicação, mostrando como eles desconstroem e criminalizam a esquerda, as políticas públicas e os movimentos sociais e sindical.

A diretora do Sindsep-PE, Inalda Laurentino, levantou um questionamento sobre a ausência da cobertura da mídia burguesa no Fórum Econômico Mundial (evento que acontece paralelamente em São Paulo), que homenageia Pelé”, frisou.

Após essa primeira parte foi realizada uma dinâmica de grupo. Fábiola distribuiu um texto da Folha de São Paulo sobre terceirização, publicada em setembro passado, quando a legislação sobre o assunto já tinha sido aprovada pelo Congresso.

Para a professora aposentada, Neuma Costa, a parcialidade começa no título e segue pelo texto. “Uma escrita estratégica e tendenciosa”, diz ela. Para a servidora Lucia Inês, quem manda na mensagem são os patrocinadores e quem produz as notícias são os patrocinados: “É a cultura da casa grande”.

A segunda parte da oficina foi apresentada pela jornalista do sindicato, Deyse Lemos. Ela falou sobre o conceito de hegemonia de Gramsci e de como a assessoria de comunicação do Sindsep-PE faz o contraponto de ideias, a contra-hegemonia. 

Em seguida, o diretor de Imprensa do Sindsep-PE, Fernando Lima, fez o encerramento da atividade. “A disputa de hegemonia não é fácil. Somos quantitativamente menores, mas nossa produção é de qualidade. Enquanto sindicato estamos fazendo a nossa parte e convido a todos a fazer a sua. A fazer uma leitura crítica dessa mídia, que tem lado e que não é a da classe trabalhadora”.
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X