Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 12/11/2025
A Cúpula dos Povos, considerado como o maior evento paralelo à COP30, foi aberta nesta quarta-feira (12) com uma barqueata de mais de 200 embarcações, entre canoas, barcos e navios, em Belem (PA).
A ação contou com cerca de 5 mil pessoas de movimentos populares de 62 países, incluindo o diretor do Sindsep-PE e servidor do Dnocs, Alexandre Moura, que representou os servidores federais pernambucanos.
Veja o vídeo acima enviado por Alexandre Moura direto da barqueata.
A Cúpula dos Povos acontece até o dia 16 de novembro, na Universidade Federal do Pará (UFPA).
O evento quer mostrar que a resposta para um mundo sustentável deve vir dos povos das águas, das florestas, dos campos e das periferias, que resistem com suas práticas coletivas, agroecológicas e ancestrais.
Serão promovidos encontros e debates abertos ao público, além de marchas e protestos públicos em denúncia a projetos como a Ferrogrão - ferrovia planejada para ligar Sinop (MT) a Miritituba (PA), visando facilitar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste brasileiro.
A programação de discussões da Cúpula dos Povos é baseada em seis eixos: territórios e soberania alimentar, reparação histórica e racismo ambiental, democracia e internacionalismo dos povos, cidades justas e periferias vivas, feminismo popular e resistências das mulheres e transição justa.
No dia 15 de novembro acontecerá a Marcha Unificada. Na ocasião, povos originários, quilombolas, juventudes, trabalhadores urbanos e rurais, organizações feministas, coletivos ambientais, sindicatos e redes internacionais devem reforçar nas ruas de Belém que a justiça climática está diretamente ligada à defesa da vida e dos territórios.