SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

sindsep-pe-presente-no-forum-global-de-recursos-humanos-para-a-saude


Sindsep-PE presente no Fórum Global de Recursos Humanos para a Saúde

Publicado: 01/11/2013

Terminou  ontem, dia 13, o 3º Fórum Global de Recursos Humanos para a Saúde, que aconteceu pela primeira vez no Brasil. O local escolhido foi o Recife, no Centro de Convenções, onde profissionais li-gados à saúde do mundo todo estiveram reunidos para discutir a política de recursos humanos da área. O Sindsep-PE esteve representado no fórum pela sua diretora de Políticas Públicas, Lindinere Ferreira, que participou de toda programação do evento.

 

“No modelo que temos hoje na saúde, os profissionais não estão preparados por falta de capacitação permanente, compaixão, humanização e cuidado. Há um fomento na industria da doença e não uma política de saúde.  A formação deve estar comprometida com o social, voltada para atender a necessidade de toda a sociedade. Cada vez mais o atendimento na área de saúde é excludente, quando deveria ser acolhedor”, analisou Lindinere, enfermeira de formação e servidora do Ministério da Saúde.

 
Para Lindinere, é preciso reabilitar o atual modelo para garantir universalidade na assistência. “Essa reformulação deve ser desde a formação do profissional, o que será estendida ao seu processo de trabalho”, defendeu. Dentro da programação do Fórum Global, uma mesa chamou atenção, a que tratou sobre os papéis e as responsabilidades dos sindicatos para fazer avançar a agenda para a cobertura universal da saúde. Nesse momento foi discutido o serviço público de saúde e a atuação de seus profissionais, sobretudo a categoria dos enfermeiros, que tem um papel importante na saúde.

 

Coordenando a mesa, a representante da Internacional do Serviço Público (ISP), Odile Frank, ressaltou a falta de compromisso por parte de alguns governos com a saúde e seus profissionais. “Há muita negligência em relação aos trabalhadores de saúde no mundo todo. Não há capacitação continuada”, ressaltou. Odile criticou o modelo de parceria público/privado. “Isso é ruim para o serviço público. Há cortes graves nos investimentos, o que compromete salários dos trabalhadores da saúde e equipamentos básicos.”

 

 
O 3º Fórum Global de Recursos Humanos para a Saúde teve início no domingo, dia 10, com a abertura oficial no Chevrolet Hall. Entre os presentes no evento, o ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, que deu as boas vindas a todos os participantes.
« Voltar


Receba Nosso Informativo

X