SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Sindsep-PE repudia série publicada pela Ebserh


Série "Ebserh te Ajuda" aponta os trabalhadores, sem distinção, em atitudes inadequadas, generalizando e exaltando uma imagem negativa desses profissionais

Publicado: 26/02/2021
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco (Sindsep-PE) vem a público repudiar veementemente a série lançada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), intitulada "Ebserh te Ajuda", que tenta de forma desrespeitosa e agressiva rotular os empregados e empregadas públicas da saúde, grande parte deles atuando na linha de frente do combate à Covid-19.

Ferindo os princípios da boa relação de trabalho, a série "Ebserh te Ajuda", enviada aos empregados da empresa por e-mail, traz ilustrações, em formato de quadrinhos, que apontam os trabalhadores, sem distinção, em atitudes inadequadas, generalizando e exaltando uma imagem negativa desses profissionais. 

Em um momento crítico na saúde mundial, em que milhares de profissionais da saúde perderam suas vidas, a Ebserh se exime em reconhecer os esforços de seus trabalhadores e trabalhadoras e escolhe lançar uma campanha de intimidação. 

No episódio 1, “Deveres e Obrigações”, a ilustração sugere que os trabalhadores e trabalhadoras conhecem apenas seus direitos e desconhecem seus deveres. Já no episódio 2, “Descumprimento das determinações da chefia imediata”, a ilustração claramente tenta induzir o leitor que a situação em que uma empregada pública prefere responder a um e-mail pessoal ao invés de atender uma solicitação do seu superior hierárquico é algo recorrente. Essa caracterização sugere, inclusive, o assédio moral que é uma realidade interna na Ebserh.  

Tal campanha desnecessária adornada por uma linguagem hostil, inapropriada e irônica agride e ofende a maioria dos trabalhadores que desempenham suas funções com excelência, provocando desconforto, constrangimento e tristeza, em um momento que estes profissionais estão psicologicamente sensíveis e abalados por estarem enfrentando um dos maiores desafios de suas vidas profissionais. 

Não toleramos nenhum desrespeito, constrangimento ou assédio a nenhum trabalhador do serviço público federal. Esta atitude da Ebserh é inaceitável. O Sindsep-PE irá verificar as medidas judiciais cabíveis. Respeitem a imagem e o trabalho desempenhado pelos profissionais dos hospitais universitários do país.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X