SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Sindsep promove confraternização para comemorar seus 30 anos de luta

25/11/2019




Em 2019, o Sindsep-PE celebra seus 30 anos de luta em defesa do serviço público brasileiro e dos servidores federais! Uma data como esta não poderia deixar de ser comemorada com aqueles que fazem parte dessa história. Foi pensando em reunir os servidores federais associados que o Sindicato decidiu promover uma grande confraternização de fim de ano para comemorar seu aniversário e o Dia do Servidor Público, ocorrido no último 28 de outubro. 

A festa acontecerá no próximo dia 6 de dezembro, a partir das 21h, no Clube Internacional do Recife. Como atrações, o cantor e compositor Jorge de Altinho, o bloco Patuscos, o cantor Serginho e banda Simbora. E o melhor de tudo é que os associados ao Sindsep poderão assistir a esses shows e confraternizar sem ter custo com os ingressos. Já a partir desta segunda-feira (25) todos podem pegar seus ingressos na sede do Sindicato.

“Essa será uma oportunidade perfeita para estarmos juntos, unidos, confraternizando e recarregando as baterias para o ano de 2020, que irá pedir muita luta contra os ataques aos servidores e o desmonte do serviço público e dos sindicatos representantes da classe”, destacou o coordenador geral do Sindsep, José Carlos de Oliveira. “A luta em defesa da nossa categoria também pede momentos de confraternização como este, fundamentais para integrar todos os servidores federais”, complementou o secretário geral da entidade, José Felipe Pereira. 

30 anos 

A fundação do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco foi um marco da retomada do movimento sindical e da democracia brasileira. O Sindsep foi criado em março de 1989, meses depois de promulgada a Constituição Federal de 1988, quando todos os direitos civis, políticos e sociais estavam sendo restabelecidos no Brasil. O Sindicato nasceu durante o 1º Congresso Estadual dos Servidores Públicos Federais, realizado no Recife, como um sindicato geral devido a crença de que a união do maior número de servidores em torno de uma única entidade seria importante para o fortalecimento da luta e conquista das demandas da categoria. 

Mas a história teria início 10 anos antes com a série de manifestações e greves que ocorreram entre os anos de 1978 a 1980, no ABC Paulista, no contexto da luta contra o regime militar. Ali surgia o embrião do novo sindicalismo, caracterizado pelo tipo de organização que se desenvolveu entre os trabalhadores de base em contraponto ao sindicalismo comandado por dirigentes ligados a ditadura militar. 

Todo esse movimento despertou o interesse dos servidores federais de Pernambuco, que não tinham direito a sindicalização e integravam associações de funcionários divididas por categorias em seus órgãos de trabalho e sindicatos de profissionais liberais. Ao contrário dos sindicatos, essas associações permaneceram na legalidade durante o regime militar, mas não tinha atuação em defesa dos trabalhadores. Mas foi a partir delas que os trabalhadores passaram a se unir e a pensar a criação de um Sindicato. 

Em Pernambuco, um grupo combativo de servidores federais fundou, em 1987, a Federação dos Servidores da União, que foi o embrião do Sindsep-PE e de uma história de 30 anos de lutas e conquistas em defesa da qualidade do serviço público e da valorização do servidor. 
 

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X