Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 01/10/2024
Na data em que é comemorado o Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, neste 1º de outubro, o Sindsep-PE reafirma o seu compromisso em lutar para que todas as servidoras e servidores públicos dessa faixa etária tenham suas demandas atendidas e seus direitos reconhecidos. Em todas as últimas negociações salariais, o Sindicato brigou para que os reajustes fossem concedidos de forma linear a toda a categoria.
No reajuste salarial geral, o movimento sindical obteve uma conquista, que beneficiou a todos, incluindo os aposentados e pensionistas. Já nas negociações específicas, o Sindsep continua trabalhando para que todos garantam os mesmos percentuais.
No entanto, apesar do retorno às negociações e reajustes lineares, durante este governo Lula, ainda há muito o que lutar para que o governo brasileiro assuma um compromisso real com essa parcela do serviço público.
O Sindsep-PE está de olho e mobilizado contra as distorções salariais e elitização do Estado, denunciando a forma equivocada com o que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) vem conduzindo a política salarial do funcionalismo público, aprofundando em muitos casos as distorções salariais. O processo tem causado frustração para grande parte da categoria. Mas continuaremos na luta!
Afinal, o Estatuto da Pessoa Idosa pressupõe o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. E para que se tenha acesso a tudo isso, as servidoras e servidores aposentados e pensionistas precisam garantir melhores salários e políticas.
Mais de 9% da população do Recife é composta por idosos com mais de 65 anos. São cerca de 125 mil pessoas que, em grande parte, não têm suas necessidades básicas e constitucionais plenamente atendidas.
O Núcleo
O Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do Sindsep-PE, criado em 1994, continua atuando no sentido de garantir os direitos da categoria e de cobrar do Governo o cumprimento do que está na Constituição Federal, que é a paridade salarial entre ativos, aposentados e pensionistas.
O Núcleo é uma instância de aposentados e pensionistas filiados ao Sindsep e seus coordenadores contribuem com a direção do sindicato na luta permanente em defesa das pautas voltadas ao segmento.
Todo o ano, o Sindsep, através do Núcleo, realiza inúmeras atividades para contemplar as aposentadas, aposentados e pensionistas. O Sindicato também integra o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (Comdir). Atualmente, a cadeira é ocupada pela integrante do Núcleo dos Aposentados, Ana Melo.
“Essa data foi instituída com o objetivo de sensibilizar a sociedade para questões relacionadas ao envelhecimento e para a necessidade de proteção à população idosa. População que vem crescendo nas últimas décadas graças ao aumento da expectativa de vida. O nosso Sindicato despertou para isso muito cedo com a criação do Núcleo e a luta pela paridade entre ativos, aposentados e pensionistas”, destacou Ana Melo.
Fórum do Envelhecimento
O Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do Sindsep-PE fechou uma parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), há mais de 10 anos, e promove sempre na segunda terça-feira de cada mês, o Fórum Sobre Questões do Envelhecimento.
A próxima edição do Fórum acontece na terça-feira (08/10), das 14h15 às 17h, com o tema Saber Cuidar do Envelhecimento – do ponto de vista da geriatria e da gerontologia. Como sempre, o encontro acontece no auditório Dom Hélder Câmara, no térreo do bloco A da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
E a direção do Sindsep convida todas as pessoas interessadas no tema, independente de serem idosas ou não, a participar. As palestrantes serão a médica geriatra, Maria Magalhães, e o fisioterapeuta, especialista em gerontologia, Antônio Rodrigues. A palestra será mediada pela mestranda em psicologia, Elba Sobral, e terá ainda a apresentação do coordenador do MPB Unicap, Percy Marques Batista.