SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Site da Fundaj tem mapa com dados sobre o coronavírus em Pernambuco

Fonte: Ascom Sindsep-PE
16/04/2020




Com o objetivo de auxiliar os governos locais a tomarem decisões e implementarem ações eficazes de combate a pandemia do novo coronavírus, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) elaborou um mapa que traz diariamente atualizações sobre o números de casos em Pernambuco e aponta as áreas de maior vulnerabilidade social com relação ao Covid-19.

A geotecnologia foi desenvolvida por uma equipe do Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (Cieg), coordenada pelo pesquisador Neison Freire. Ela está disponível no site da Fundaj (www.fundaj.gov.br).

No mapa de fácil navegação, pode-se ter acesso aos casos confirmados, os prováveis e os que ainda estão sendo investigados. Também traz dados sobre os municípios e áreas com maior grau de vulnerabilidade social de Pernambuco e, por causa disso, com maior probabilidade de serem mais impactadas pela pandemia.
Dados de renda familiar, presença de menores até 15 anos na área, precariedade no abastecimento de água e saneamento básico foram informações colhidas com o auxílio do IBGE. 

A partir desses dados, os pesquisadores construíram um indicador, considerando quatro características fundamentais. Municípios cujos domicílios encontram-se em situação de precariedade em decorrência do baixo rendimento, da presença de crianças, do responsável com baixa escolaridade e da insuficiência dos serviços de saneamento básico, são os mais afetados.

A partir desse indicador, pode-se considerar que os municípios com um grande número de domicílios que atendam, as quatro condições simultaneamente devem ser alvos potenciais e preferenciais de políticas públicas de inclusão social.

"Esse mapa é uma importante ferramenta de monitoramento para o Governo do Estado e prefeituras, além de possibilitar o acompanhamento da população. Esperamos que as orientações ajudem os governos a implementarem as políticas necessárias de combate ao vírus", destacou o diretor de Imprensa e Divulgação do Sindsep-PE, Jemuel Nunes.  
 

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X