Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 05/11/2025
Depois de muita mobilização sindical, as trabalhadoras e trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) obtiveram mais uma vitória.
Graças a união da categoria e a luta de seus representantes, incluindo o Sindsep-PE, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o adicional de insalubridade dos empregados admitidos antes de 31 de julho de 2019 deve continuar sendo calculado com base no salário-base, e não no salário mínimo.
A decisão preserva o direito das empregadas e empregados da Ebserh de receberem corretamente o adicional, reforçando a posição defendida desde o início pela Condsef/Fenadsef, o Sindsep-PE e demais entidades filiadas.
Trabalhadoras e trabalhadores pernambucanos da Ebserh que atuam no Hospital das Clínicas decidiram, durante assembleia realizada pelo Sindsep, em setembro, que não aceitariam negociar nenhuma mudança no cálculo da insalubridade.
O resultado também reforça a importância da atuação conjunta da Condsef/Fenadsef, de seus sindicatos filiados e de suas assessorias jurídicas na defesa dos direitos da categoria.
“Essa decisão do STF traz um alívio para as trabalhadoras e trabalhadores que estavam muito preocupados com a possibilidade de uma redução arbitrária de seus salários. Trata-se de uma vitória muito importante para a categoria. Assim como abre uma possibilidade para revogação da Resolução 88 e para que esse direito seja estendido a todas as empregadas e empregados da Empresa que atuam em áreas insalubres”, comentou a diretora do Sindsep e trabalhadora da Ebserh, Gislaine Fernandes.