Filiado à Cut e à Condsef/Fenadsef

Notícias

Tânia Bacelar fala sobre os desafios e perspectivas do brasileiro

02/02/2015



Desafios e Perspectivas no Brasil atual. Esse foi o tema tratado pela economista Tânia Bacelar durante palestra na manhã da última sexta, no XI Seminário dos Aposentados e Pensionistas do Sindsep (foto). Além de traçar um histórico sobre a realidade econômica brasileira, Tânia Bacelar palestrante destacou o cenário econômico, internacional e nacional, atual e as previsões para o futuro.

Segundo ela, o mundo passa por uma grande crise que, a partir de 2013, começou a bater mais fortes nos países em desenvolvimento como o Brasil e a Rússia. Com isso, o consumo brasileiro e os investimentos começaram a cair, enquanto a inflação começou a subir. Ela lembra que o governo chegou a baixar as taxas de juros para 7,25% em 2012, mas os empresários não investiram na indústria nacional, o que fez com que as taxas tivessem que ser elevadas novamente.

No ambiente mundial e nacional, a hegemonia do setor financeiro continua extremamente forte. Enquanto o Brasil gasta 45% com a dívida, pagando juros altos aos investidores que compraram os títulos públicos, o gasto com pessoal é de apenas 9% e de investimentos 7%. No entanto, a economista destaca que existem alternativas para se promover o ajuste fiscal sem atingir o trabalhador. “Existe outra pauta de ajuste. Há a possibilidade de taxação das grandes fortunas e de retorno do CPMF, que é um imposto gradual a depender do poder aquisitivo das pessoas”, argumentou a economista.

Tânia defendeu ainda a Reforma Política afirmando que o gasto empresarial de campanha é o “germe” da corrupção no Brasil. “Temos que fazer um grande movimento nacional, como o das Diretas Já, para garantirmos o financiamento público das campanhas. Financiamento público com baixos valores”, sublinhou.






« Voltar


Receba Nosso Informativo

X
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais