SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Teremos eleição para nova direção do Sindsep nos dias 21, 22 e 23 de setembro


Apesar de existir apenas uma chapa concorrendo é de fundamental importância que todos os servidores federais filiados ao Sindicato, há mais de seis meses, participem da eleição e exerçam seu poder democrático do voto

Publicado: 14/09/2020
Escrito por: Ascom Sindsep-PE


A eleição do Sindsep-PE acontece nos próximos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2020, de forma presencial, obedecendo a todas as regras de saúde pública impostas pelas organizações mundiais de saúde, devido à pandemia do Covid-19. 

Por que votar?

Apesar de existir apenas uma chapa concorrendo a este processo eleitoral é de fundamental importância que todos os servidores federais filiados ao Sindicato há mais de seis meses participem da eleição e exerçam seu poder democrático do voto. 

Para ser forte, o Sindicato precisa ser representativo. Quanto mais servidores participarem da eleição, mais mostraremos a força da entidade, o que é fundamental para resistirmos aos ataques do governo Bolsonaro. Votar na eleição do Sindicato é fortalecer nossos direitos.

Outro aspecto importante precisa ser destacado. Caso não haja quórum mínimo de votos necessários, teremos uma nova eleição em segundo turno. E uma nova eleição irá acarretar em mais custos para a entidade. A eleição em primeiro turno vai garantir uma economia importante para o Sindsep. 

O que é a eleição do sindicato?

A eleição do Sindicato elege os representantes dos servidores federais pernambucanos para dirigir a entidade por 4 anos.

O que faz a diretoria do Sindsep?

A diretoria do Sindicato integra comissões de negociação, com representantes de todo o Brasil, para tratar de demandas dos servidores dos órgãos federais. Promove assembleias, representa os servidores em assembleias nacionais, negocia e assina, junto a Condsef/Fenadsef, os Acordos Coletivos de Trabalho (ACT). 

A direção organiza a luta na defesa dos direitos e em busca de novas conquistas, fiscaliza as condições de trabalho, além de ser responsável pelas áreas que dão suporte aos servidores como jurídico, formação, cultural, saúde e condições de trabalho, relações sociais e sindicais, imprensa e comunicação, convênios, entre outras. 

Quem pode votar?

Sindicalizados há mais de 6 meses. 

Aposentado pode votar?

Sim. Todos os servidores federais aposentados e filiados ao Sindicato, há mais de 6 meses, podem votar. 

Como votar?

A eleição terá urnas fixas e itinerantes em todos os órgãos, da Região Metropolitana do Recife ao Sertão. Na sede do Sindsep também terá urna fixa nos três dias de eleição para aqueles servidores aposentados ou mesmo ativos que preferirem votar na sede. 

Todos os protocolos exigidos pelas organizações mundiais de saúde serão obedecidos. Os locais de votação, os materiais e equipamentos utilizados serão higienizados. Os eleitores encontrarão álcool em gel em cada local. Também não será permitida nenhuma aglomeração. Além disso, todos devem estar usando máscaras. 

Caso servidor deseje entrar em contato com a Comissão Eleitoral, para tirar alguma dúvida, pode ligar para o (81) 3131-6350 e solicitar o ramal 6356, no horário das 9h às 16h. 

Uma história de luta

A fundação do Sindsep-PE foi um marco da retomada do movimento sindical e da democracia brasileira. O Sindicato foi criado meses depois de promulgada a Constituição Federal de 1988, quando todos os direitos civis, políticos e sociais estavam sendo restabelecidos no Brasil. A Constituição foi promulgada em outubro de 1988, e o Sindsep criado em 19 de março de 1989, durante o 1º Congresso Estadual dos Servidores Públicos Federais, realizado no Recife. 

A entidade foi criada como sindicato geral e como uma organização horizontal de modo a poder discutir, interagir e lutar por mais e melhores serviços públicos em todas as áreas do Governo. Essa decisão foi fundamental para o fortalecimento da luta com a maior participação e mobilização dos trabalhadores durante esses 30 anos de existência da entidade, o que deu força suficiente para o Sindsep-PE obter diversas conquistas. 

Por isso, é de suma importância que, além de exercer o poder do voto, os servidores federais reforcem o contato com a entidade sindical que os representa em um momento de extrema perseguição aos seus direitos.  

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X