Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 17/05/2024
As trabalhadoras e trabalhadores da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) decidiram fechar o Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025 ao aceitar a última proposta feita pela Empresa. A decisão foi tomada durante Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta sexta-feira (17). O ACT foi aprovado pela grande maioria dos presentes.
Com o fechamento do ACT, a categoria terá um reajuste salarial de 4,50%, o equivalente ao IPCA do período. Também receberão um reajuste de 9,63% no reembolso da assistência médica, o que representa um percentual de 114% acima da inflação, e de 4,86% no auxílio-alimentação, auxílio-creche e auxílio a filho(a) com deficiência. Todos os reajustes serão retroativos à data-base.
“Graças a união e mobilização da categoria em torno das últimas campanhas salariais, nós estamos obtendo avanços nos acordos firmados com a Hemobrás. O que iremos perseguir sempre é a valorização de quem executa as ações da empresa, o seu corpo funcional. Diante da conjuntura atual no nosso país, entendemos como positiva a conclusão do Acordo. Porém, muito temos que caminhar. Exigimos que a Hemobrás seja dotada da sua máxima capacidade operacional para suprir as demandas sociais e valorizar, cada vez mais, suas trabalhadoras e trabalhadores”, comentou o coordenador-geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira.
O ACT manteve ainda todas as cláusulas sociais do Acordo anterior. Além disso, a empresa se comprometeu a atender administrativamente, fora do Acordo Coletivo, dois itens da pauta propostos pela categoria: a contratação de plataforma de atividade física e o auxílio educacional.
"Após a empresa ter apresentado, em primeiro momento, contraproposta que a categoria entendeu ser insatisfatória, nova rodada de debates foi feita, com as opiniões dos colegas expressas em nova proposta enviada pelo Sindsep à Hemobrás. Depois da delonga provocada pela Sest, hoje finalmente analisamos a nova contraproposta e entendemos que os índices tiveram uma melhoria em relação à primeira. Vale ressaltar o papel fundamental do sindicato nessa luta de todos nós, uma vez que, sem o Sindsep, não teríamos um ACT favorável e os prejuízos seriam imensos. Mas também é importantíssimo entender que o sindicato só luta se é forte, e só é forte com a participação do corpo funcional. Assim, é de extrema importância a filiação do maior número possível de empregados e empregadas da Hemobrás", comentou o trabalhador da Empresa, Rodrigo Lima Ferreira.