SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Trabalhadores da Ebserh e Conab promovem Dia de Luta por seus ACTs


Os profissionais exigiram respeito por parte do Governo Bolsonaro que está travando qualquer possibilidade de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho das duas categorias, há três anos

Publicado: 10/02/2022


O Dia Nacional de Luta das Empresas Públicas contou com atos e mobilizações de rua em diversos estados brasileiros, além de atuação nas redes sociais. Em Pernambuco não foi diferente. Trabalhadores da Ebserh e da Conab se reuniram em seus respectivos locais de trabalho e realizaram atos com faixas, leitura de manifestos e palavras de ordem. Os profissionais exigiram respeito por parte do Governo Bolsonaro que está travando qualquer possibilidade de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) das duas categorias, há três anos. 

Os trabalhadores da Ebserh iniciaram um ato, às 7h30, na Portaria 4 do Hospital das Clínicas da UFPE. Depois de se reunirem no local, saíram em caminhada até a portaria principal do Hospital e ingressaram no prédio aos gritos de: exigimos respeito. Depois de circularem pelo corredor principal do local, os trabalhadores encontraram o superintendente do Hospital, Felipe Carrilho. Na ocasião, a diretora do Sindsep-PE e funcionária da Ebserh, Gislaine Fernandes, pediu a interferência de Carrilho, junto à direção nacional da Ebserh, para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria.   

“A Ebserh acaba de fazer uma proposta de ACT vergonhosa. Ela reduz a insalubridade e os salários dos trabalhadores, além de retirar direitos. Estamos vivendo uma situação de muita angústia e insatisfação. Existem muitos funcionários psicologicamente adoecidos. Isso é uma falta de respeito”, comentou Gislaine na ocasião. 

Às vésperas do Dia Nacional de Luta, a Ebserh divulgou a nova proposta aos empregados. Se o objetivo era arrefecer as mobilizações, a ação gerou um efeito contrário. Mesmo porque a nova proposta também pretende alterar a base de cálculo do adicional de insalubridade dos trabalhadores, reduzindo seus salários, não traz reajuste dos benefícios e não permite que o PNFI tenha recomposição ao longo dos anos. 

Para buscar esclarecimentos técnicos, a Condsef/Fenadsef já acionou sua assessoria jurídica que analisará e fará um levantamento do que há de positivo e negativo na nova proposta. Em seguida, essa leitura será encaminhada às entidades filiadas com a proposta da realização de assembleias de base em todo o Brasil. 

Além de atos na porta de Hospitais Universitários em todo o país, o Dia de Luta contou com movimentação nas redes sociais. Um tuitaço usou as hashtags #ResolveACTJá e #ACTEbserhJá. 

Conab

Como a grande maioria dos funcionários da Conab está afastada da empresa, trabalhando em home office, em decorrência do agravamento da pandemia do Covid-19 no Recife, foi realizado um ato simbólico na sede, localizada no Recife. Os funcionários da Conab fixaram uma faixa na entrada do prédio e se reuniram no local, onde foi distribuído uma carta manifesto com os presentes. 

“Estamos muito preocupados. Depois de três anos de negociação, não houve, por parte do governo, nenhum interesse em fechar o nosso ACT. Ainda existe a ameaça da retirada do nosso plano de saúde. Por isso, a importância de nos unirmos. Vamos à luta”, comentou o diretor do Sindsep e funcionário da Conab, Sérgio Viana.    
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X