Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 28/08/2015
Escrito por: Ascom Sindsep
Um debate em torno da realidade atual brasileira foi o mote do último encontro do Núcleo de Estudos – Política, Economia e Sindicalismo (NEP), realizado na noite dessa quinta-feira (27/08), no auditório do Sindsep. O encontro reuniu dezenas de trabalhadores ligados a movimentos sociais e partidos e teve como palestrante o cientista político e professor da UFPE, Michel Zaidan.
Na ocasião, Zaidan fez uma análise crítica do momento que vem atravessando o país, destacando o papel da classe média, mídia e dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. Segundo ele, a classe média tradicional brasileira é retrógrada, sempre apoio políticos conservadores e se configura como massa de manobra das elites e ponta de lança do processo reacionário.
Para Zaidan, o que tem agravado a crise é o sistema político brasileiro, que possui um regime presidencialista que tem que realizar acordos com um legislativo multipartidário, formado por dezenas de partidos, em sua maioria clientelista.
Quanto ao Judiciário, existe uma questão séria que é a imparcialidade dos juízes quando o assunto a ser julgado está relacionado com a política. Zaidan também criticou ainda o ajuste fiscal do Executivo e o apoio da mídia ao golpe. Ao final ele lembrou que o Brasil não tem um futuro promissor se todos os brasileiros não forem tratados como iguais.