Milhares de pessoas participaram, na tarde de hoje, de ato público das centrais sindicais contra o Projeto de Lei (PL) 4330, que regulamenta a terceirização e acaba com os direitos trabalhistas. A concentração foi em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fieepe), em Santo Amaro. A atividade reuniu trabalhadores de vários setores (foto).
A coordenadora geral do Sindsep-PE, Graça Oliveira, lembrou que o PL 4330 acaba com os concursos públicos. “Esse projeto foi a recompensa dos parlamentares para os empresários que financiaram as suas campanhas, por isso, precisamos também fazer uma reforma política para acabar com essa troca de favores”, lembra a sindicalista.
O Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Pernambuco lembrou da terceirização na saúde do Estado. As Organizações Sociais (OSs) que administram as UPAs e hospitais, por exemplo, exigem que os técnicos de enfermagem façam plantões extras, chegando a passar 24 horas direto trabalhando sem parar.
Durante a passeata vários sindicatos de diversos setores puderam fazer uso da palavra em um dos sete carros de som que participavam da manifestação. Alguns sindicalistas relatavam suas experiências de terceirização, outros temiam a aprovação do PL 4330.
O ato de hoje fez parte do Dia Nacional de Paralisações contra o PL 4330, chamado pelas centrais sindicais.