SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Trabalhadores tomam as ruas do Brasil em um 1º de Maio de protestos


A população protestou contra o desemprego, a fome, a miséria, a inflação e o arrocho salarial, provocados pelo governo Bolsonaro

Publicado: 02/05/2022

Ato no Recife

Representantes do Sindsep-PE

Ato em São Paulo

Ato em Salvador


Depois de uma semana de Jornada de Luta dos servidores federais brasileiros, milhares de trabalhadores e trabalhadoras voltaram às ruas das capitais e cidades do interior do país para participar do 1º de Maio. A população protestou contra o desemprego, a fome, a miséria, a inflação e o arrocho salarial, provocados pelo governo Bolsonaro. Também denunciaram os diversos casos de corrupção que envolvem o atual governo, como a tentativa de compra de vacinas superfaturadas e a corrupção no Ministério da Educação (MEC).  

Em todos os atos, uma unanimidade: é preciso impedir a reeleição de Bolsonaro, responsável por todas as tragédias enfrentadas pelo povo. O 1º de Maio realizado em São Paulo contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou em sua fala, para uma praça Charles Miller lotada, que o amor vencerá o ódio, que o trabalhador terá seu poder de compra de volta, e os sindicatos, a cultura, a educação e a saúde serão valorizadas novamente.

Recife

No Recife, trabalhadores e trabalhadoras se concentraram no parque Treze de Maio, em frente à Faculdade de Direito. Apesar da chuva, os recifenses participaram do ato que contou com muito frevo, arte e poesia popular. As críticas ao governo Bolsonaro foram unânimes. 

“O Brasil não pode mais conviver com esse senhor na Presidência da República, destruindo, dia após dia, todas as conquistas do povo trabalhador. Na semana passada, ficamos sabendo que as pessoas consideradas pobres e extremamente pobres já são mais da metade da população. Tem muita gente desempregada, passando fome e necessidades. Do outro lado, temos uma inflação descontrolada. Isso tem que acabar”, comentou o secretário-geral do Sindsep-PE, Felipe Pereira, que estava presente ao ato.  

Um estudo da Tendências Consultoria, publicado pelo jornal Valor Econômico, no último dia 25 de abril, constatou que o total de domicílios brasileiros considerados como de classes D e E (pobres e extremamente pobres) deve fechar o ano em 50,7%. A inflação de março foi a maior em quase três décadas. De acordo com o IBGE, o índice oficial de inflação do Brasil subiu para 1,62% em março, o maior avanço em 28 anos. 

E o maior culpado pela alta da inflação é o governo Bolsonaro que insiste em manter a internacionalização do preço dos combustíveis e acabou com os estoques de alimentos da Conab, responsável pela regulação dos preços.  

Servidores

Os servidores federais participaram dos atos do Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras em todo o Brasil. No Recife, os representantes do Sindsep-PE, além de servidores filiados, compareceram à mobilização no Treze de Maio. Além da pauta do 1º de Maio, eles protestaram contra a decisão do governo Bolsonaro em não negociar a reposição salarial de 19,99% da campanha dos servidores e anunciar, pela imprensa, um reajuste de apenas 5%. Há cinco anos sem reposição, a grande maioria dos servidores já acumula perdas salariais de mais de 40%.    
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X