SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Trilhas debate alternativas ao tratamento da saúde com alopáticos

07/02/2020



 

O Trilhas da Democracia da próxima terça-feira (11/02) debate a desmedicalização da saúde. Para falar sobre este tema, o programa recebe o médico, Celerino Carriconde, e o terapeuta quântico, Wallace Lima.

A medicalização da vida consiste na transformação de situações normais da existência humana em objetos de abordagem por profissionais de saúde, utilizando medicamentos alopáticos. Os convidados iniciam o debate chamando atenção para o paradigma presente na promoção da saúde, em que se torna necessário desenvolver atitudes e ações destinadas a proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes e prevenir doenças, mas o que acaba ocorrendo é o uso indiscriminado e em larga escala de medicamentos.

Eles destacam que, assim, a medicina deixa de ser promotora da saúde, passando a promover a indústria farmacêutica, tornando o paciente um refém desse sistema, assim como o médico que, além de um profissional da saúde, passa a ser também um vendedor de medicamentos. Conversam também sobre a saúde além do fisiológico, mas também no social. Especificamente como o medo e outros problemas sociais interferem no bem estar e bom funcionamento do corpo.

Além disso, mencionam as características fundamentais para um novo modelo de promoção de saúde, antagônico à medicalização da vida, baseado na educação e informação de qualidade sobre as terapias preventivas, assim como em uma alimentação saudável, seguida de políticas públicas que viabilizem tais elementos à sociedade civil. Desta forma, os usuários se tornariam protagonistas de sua própria saúde.

Com coordenação e apresentação do historiador e professor da UFPE, Marco Mondaini, o Trilhas da Democracia promove entrevistas e debates semanais, que são exibidas pela TVPE sempre às terças, às 21h, com reapresentação aos domingos, às 19h. Para assistir o programa deve-se acessar os canais digitais 46.1, em Recife e Região Metropolitana, 12.1, em Caruaru, e 13.1, em Petrolina.

Ele é reproduzido também no canal do programa no YouTube (Trilhas da Democracia).

Para mais informações, acompanhe as redes sociais do Trilhas da Democracia: Instagram: @trilhasdademocracia; Twitter: @t_democracias. No Facebook, basta buscar pela página “Trilhas da Democracia”.

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X