SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Trilhas debate as relações de poder na modernidade capitalista

20/01/2020



 

O Trilhas da Democracia desta terça-feira (21/01) apresentará um debate sobre as relações de poder na modernidade capitalista. Para falar sobre este tema, o programa recebe Maria do Socorro Ferraz e Maria do Socorro Abreu e Lima, ambas professoras do Departamento e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

As convidadas iniciam a conversa falando sobre os princípios fundamentais da ideia de modernidade, vinculando-a ao pensamento liberal. Destacam que a modernidade é um período histórico e, como tal, difícil de ser analisado, pois é ao mesmo tempo passado e presente. O projeto moderno consolida-se com a Revolução Industrial e está relacionado com o desenvolvimento do capitalismo, que por sua vez vem a contribuir para que haja uma determinada perda de sentido e de liberdade na sociedade e, consequentemente, o esgotamento das fontes emancipatórias.

Debatem também, sobre a importância do socialismo como um pensamento antagônico aos ideais liberais e suas relações contraditórias, no que diz respeito à atuação do Estado e perpetuação de uma antidemocracia. Além disso, discutem sobre a dívida histórica da escravidão e a influência da classe trabalhadora, sobretudo da população negra, quanto à produção de riqueza para o Brasil, desde a sua colonização.

Com coordenação e apresentação do historiador e professor da UFPE, Marco Mondaini, o Trilhas da Democracia promove entrevistas e debates semanais, que são exibidas pela TVPE sempre as terças, às 21h, com reapresentação aos domingos, às 19h. Para assistir o programa deve-se acessar os canais digitais 46.1, em Recife e Região Metropolitana, 12.1, em Caruaru, e 13.1, em Petrolina. Ele é reproduzido também no canal do programa no YouTube (Trilhas da Democracia) e na TV 247, do site Brasil 247.

Para mais informações, acompanhe as redes sociais do Trilhas da Democracia: Instagram: @trilhasdademocracia; Twitter: @t_democracias. No Facebook, basta buscar pela página “Trilhas da Democracia”.

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X