SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Trilhas debate comunidades quilombolas em tempos de pandemia

Fonte: Ascom Sindsep-PE
03/07/2020



 

O programa Trilhas da Democracia exibirá um debate, no próximo domingo, às 19h, com o tema: As comunidades quilombolas em tempos de pandemia. Para tratar do assunto, o programa recebe a liderança quilombola de Conceição das Crioulas (PE), Givânia Silva, e a liderança quilombola de Campinho da Independência (RJ), Ronaldo dos Santos. Givânia também foi fundadora da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), da qual Ronaldo é um dos atuais coordenadores.  

Entre outros assuntos, os convidados falam sobre a incidência da Covid-19 nas comunidades quilombolas espalhadas pelo Brasil. Hoje, o país possui cerca de seis mil comunidades quilombolas. Gilvânia trata do conjunto de ações desenvolvidas pela CONAQ para proteção dessas comunidades e destaca a falta de ação dos governos federal, estaduais e municipais nesse sentido. Hoje, a Covid-19 tem atingido as comunidades quilombolas com uma média de um óbito por dia. 

Ronaldo dos Santos destaca que o Rio de Janeiro é o maior estado brasileiro em mortes de integrantes de comunidades quilombolas. Segundo ele, as comunidades localizadas na região dos Lagos, em Cabo Frio, e em Jacarepaguá, na capital, são as mais atingidas. “Tem a ver com a política desses municípios que isolam algumas áreas, mas deixam os quilombos vulneráveis”, destacou.   

Com coordenação e apresentação do historiador e professor da UFPE, Marco Mondaini, o Trilhas da Democracia promove entrevistas e debates semanais, que são exibidas pela TVPE, aos domingos, às 19h. Para assistir o programa deve-se acessar os canais digitais 46.1, em Recife e Região Metropolitana, 12.1, em Caruaru, e 13.1, em Petrolina.

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X