SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
Fonte: Ascom Sindsep-PE
03/07/2020
O programa Trilhas da Democracia exibirá um debate, no próximo domingo, às 19h, com o tema: As comunidades quilombolas em tempos de pandemia. Para tratar do assunto, o programa recebe a liderança quilombola de Conceição das Crioulas (PE), Givânia Silva, e a liderança quilombola de Campinho da Independência (RJ), Ronaldo dos Santos. Givânia também foi fundadora da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), da qual Ronaldo é um dos atuais coordenadores.
Entre outros assuntos, os convidados falam sobre a incidência da Covid-19 nas comunidades quilombolas espalhadas pelo Brasil. Hoje, o país possui cerca de seis mil comunidades quilombolas. Gilvânia trata do conjunto de ações desenvolvidas pela CONAQ para proteção dessas comunidades e destaca a falta de ação dos governos federal, estaduais e municipais nesse sentido. Hoje, a Covid-19 tem atingido as comunidades quilombolas com uma média de um óbito por dia.
Ronaldo dos Santos destaca que o Rio de Janeiro é o maior estado brasileiro em mortes de integrantes de comunidades quilombolas. Segundo ele, as comunidades localizadas na região dos Lagos, em Cabo Frio, e em Jacarepaguá, na capital, são as mais atingidas. “Tem a ver com a política desses municípios que isolam algumas áreas, mas deixam os quilombos vulneráveis”, destacou.
Com coordenação e apresentação do historiador e professor da UFPE, Marco Mondaini, o Trilhas da Democracia promove entrevistas e debates semanais, que são exibidas pela TVPE, aos domingos, às 19h. Para assistir o programa deve-se acessar os canais digitais 46.1, em Recife e Região Metropolitana, 12.1, em Caruaru, e 13.1, em Petrolina.
« VoltarINCRA QUER EXPULSAR REPRESENTAÇÃO DOS TRABALHADORES DE SEUS PRÉDIOS
GOVERNO INSISTE NO TRABALHO AOS DOMINGOS, FLEXIBILIZAR SEGURANÇA E TERCEIRIZAÇÃO
DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO COM PRESSÃO DE PARLAMENTARES NA INTERNET
GASTO COM STELLA E HEINEKEN EM UM SÓ PREGÃO BANCARIA REFEIÇÕES DE SOLDADO POR 10 ANOS
DIA NACIONAL DE LUTA MOBILIZOU TRABALHADORES DA EBSERH EM TODO PAÍS
CRESCIMENTO DE VAGAS EM PLATAFORMAS DIGITAIS AUMENTA PRECARIZAÇÃO E AMEAÇA DIREITOS
CAMPANHA #ABRACEAVACINA MOBILIZA O BRASIL EM DEFESA DA VACINAÇÃO
SINDSEP PE REPUDIA SÉRIE PUBLICADA PELA EBSERH
TRABALHADORES DA EBSERH PROMOVEM DIA NACIONAL DE LUTA NESTE 1º DE MARÇO
IBAMA ESTÁ PARALISADO E MEIO AMBIENTE CONTINUA SENDO DESTRUÍDO