SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Trilhas debate usina nuclear em Itacuruba

10/01/2020




Na próxima terça-feira (14/01), o programa Trilhas da Democracia apresenta um debate sobre o projeto de construção de uma central nuclear em Itacuruba, município do Sertão de Pernambuco. Para falar sobre o tema, o programa recebe Gabriela Santos, advogada da Comissão Pastoral da Terra, e Whodson Silva, antropólogo e integrante do Projeto Nova Cartografia Social.

A conversa tem início com um pouco da história de Itacuruba e do seu decrescente número de habitantes depois que a cidade original foi submersa pela Usina Hidrelétrica de Itaparica e seus moradores foram relocados para a atual cidade. Os convidados falam sobre a instalação do megaprojeto da usina nuclear e quais os possíveis danos socioambientais a serem causados. 

Abordam, também, como a mídia contribui para a disseminação de informações equivocadas a respeito dos habitantes de Itacuruba, favorecendo a instalação de megaempreendimentos com a falsa ideia de que os mesmos contribuiriam para a retirada dessas comunidades de uma situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Tratam da falta de diálogo entre o Estado e a sociedade, culminando com a redução da participação popular, e fala  da situação dos processos de demarcação de terra indígenas e quilombolas, entre outras questões.

Com coordenação e apresentação do historiador e professor da UFPE, Marco Mondaini, o Trilhas da Democracia promove entrevistas e debates semanais, que são exibidas pela TVPE sempre às terças, às 21h, com reapresentação aos domingos, às 19h. Para assistir o programa deve-se acessar os canais digitais 46.1, em Recife e Região Metropolitana, 12.1, em Caruaru, e 13.1, em Petrolina. 

Ele é reproduzido também na TV Brasil 247, do site Brasil 247, e no canal Trilhas da Democracia, ambos no Youtube.

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X