SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Um 7 de setembro em defesa da soberania e da pauta da classe trabalhadora


Mais do que uma data simbólica, o Dia da Independência marcará um movimento contra a interferência estrangeira e da extrema direita nos destinos do Brasil. Os atos se unirão a 31ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas

Publicado: 04/09/2025

As centrais sindicais e os movimentos populares que compõem as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo irão realizar atos em defesa da soberania e da pauta da classe trabalhadora, no próximo domingo, 7 de setembro, em mais de 40 municípios dos 22 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Mais do que uma data simbólica, o Dia da Independência marcará um movimento contra a interferência estrangeira e da extrema direita nos destinos do Brasil. 

Os atos se unirão a 31ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas que volta às ruas do Brasil para marcar um contraponto popular ao desfile cívico-militar do Dia da Independência.

Em Recife, a concentração acontecerá a partir das 9h, no parque 13 de maio. Às 10h, os manifestantes sairão em caminhada pelo centro da cidade até praça do Carmo, onde povos indígenas irão apresentar o Toré. Diversos atos também acontecerão no interior do estado. O Sindsep-PE marcará presença por meio de diretores e servidores federais da sua base.

A edição de 2025 do Grito dos Excluídos tem como lema: “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”. A mensagem reforça a importância do cuidado com o meio ambiente e a defesa intransigente da democracia.

A população também se manifestará contra a anistia para Bolsonaro e seus aliados na tentativa de golpe e em defesa do Plebiscito Popular. A iniciativa promove uma consulta nacional sobre a redução da jornada de trabalho, com o fim da escala 6×1, e a isenção de impostos para quem ganha até R$ 5 mil com cobranças mais altas para os super-ricos.


 

Histórico dos temas do Grito dos Excluídos
 

1995 – A Vida em primeiro lugar

1996 – Trabalho e Terra para viver

1997 – Queremos justiça e dignidade

1998 – Aqui é o meu país

1999 – Brasil: um filho teu não foge à luta

2000 – Progresso e Vida Pátria sem Dívida$

2001 – Por amor a essa Pátria Brasil

2002 – Soberania não se negocia

2003 – Tirem as mãos… o Brasil é nosso chão

2004 – BRASIL: Mudança pra valer, o povo faz acontecer

2005 – Brasil em nossas mãos a mudança

2006 – Brasil na força da indignação, sementes transformação 

2007 – Isto não Vale: Queremos Participação no Destino da Nação

2008 – Direitos e Participação Popular

2009 – A força da transformação está na organização popular

2010 – Onde estão nossos Direitos? Vamos às ruas para construir o projeto popular

2011 – Pela vida grita a TERRA… Por direitos, todos nós!

2012 – Queremos um Estado a Serviço da Nação, que garanta direitos a toda população

2013 – Juventude que ousa lutar constrói projeto popular

2014 – Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos

2015 – Que País é este, que mata gente, que a mídia mente e nos consome

2016 – Este Sistema é insuportável: Exclui, degrada, mata!

2017 – Por direitos e Democracia, a luta é todo dia

2018 – Desigualdade gera violência. Basta de privilégios

2019 – Este sistema não vale! Lutamos por Justiça, direitos e liberdade

2020 – Basta de miséria, preconceito, e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!

2021 – Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já!

2022 –  Independência para quem?

2023 –  Você tem fome e sede de quê?

2024 – Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X