SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Unicap e Sindsep promovem última edição do Fórum sobre Envelhecimento

11/11/2019




A última edição do ano do Fórum sobre questões do envelhecimento, evento promovido pela Pró-Reitoria Comunitária da Universidade Católica de Pernambuco em parceria com o Sindsep-PE, acontecerá nesta terça-feira (12). O tema da última edição de 2019 será: a pessoa idosa e a negritude. O evento  ocorrerá no Auditório G1, no 1 º andar do bloco G da UNICAP, das 14h30 às 17h, com entrada franca.

Os palestrantes que abordarão a temática são o Padre Clovis Cabral, educador social; Valdenice José Raimundo, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unicap; e Luciana Kelly Rodrigues, graduanda em psicologia na Unicap. 

Este já é o nono ano do Fórum sobre questões do envelhecimento e ao longo desse tempo já foram abordadas várias temáticas como questões de saúde que envolvem o mundo do idoso; a pessoa idosa como ser social; assuntos específicos como aposentadoria; e também abordagens mais subjetivas como espiritualidades e afetividade. 

Em 2019, na contramão da onda de conservadorismo que toma conta do país, mas mantendo a tradição da Unicap de ser uma universidade plural e democrática, o fórum promoveu oito eventos para debater temas que dialogam com a defesa dos direitos humanos e saúde, como a questão racial, LGBT, sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis. 

“Nesse ano, foram abordados temas atuais e transversais importantíssimos, que atraíram um bom número de participantes”, destacou o coordenador do evento, o teólogo e professor pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Unicap, João Luiz Correia. 

Em 2020, o Fórum terá como tema central a Gerontologia: por um envelhecimento saudável. Cada edição, que ainda não estão com as datas definidas, terá um tema específico relacionado ao estudo do envelhecimento a partir da contribuição das várias áreas do conhecimento. 

Parceria

A parceria entre o Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do Sindsep-PE e a Pró-Reitoria Comunitária da Unicap para realização do Fórum sobre Questões do Envelhecimento já acontece há mais de seis anos. “Fiquei sabendo do fórum e logo pensei em como poderíamos trazer o sindicato para cá, então falei com Ana Estrela (coordenadora do núcleo) e ela adorou a ideia”, disse a diretora do Sindsep-PE, Marli Barbosa. 

Para Ana Estrela o fórum é uma oportunidade ímpar, uma formação contínua para os associados. “Envelhecimento é um tema que envolve a todos nós, desde que nascemos. Durante os encontros são tratados assuntos importantes que interessam a todas as pessoas”, afirmou a coordenadora do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do Sindsep. 

Ao contrário do que possa parecer, o fórum não é apenas um evento de idosos. Ele é aberto ao público de maneira geral por ser voltado para todos que se interessam pela geriatria, desde os estudantes, pesquisadores, até os cuidadores, familiares dos idosos e a qualquer pessoa. “Afinal, todos seremos idosos um dia”, destacou o professor João Luiz.  
 

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X