SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

"Velhice não é doença". Participe da campanha assinando o manifesto


O Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do Sindsep-PE está engajado em uma campanha internacional contra a decisão da OMS de incluir a velhice como uma doença na nova edição de classificação Internacional de Doenças

Publicado: 06/07/2021
Escrito por: Ascom Sindsep-PE


O Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do Sindsep-PE está engajado em uma campanha internacional contra a decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS) de incluir a velhice como uma doença na nova edição de classificação Internacional de Doenças (CID 11), prevista para entrar em vigor em janeiro de 2022. A campanha “Velhice não é doença” já recebeu a adesão de várias entidades nacionais e internacionais. E qualquer um pode acessar o endereço do manifesto e assiná-lo AQUI 

O manifesto considera que uma possível inclusão da velhice como doença no CID-11  representa a migração de um marcador social (com todas as subjetividades culturais, sociológicas e antropológicas das populações mundiais) para o âmbito de um mecanismo que apenas padroniza enfermidades.

Segundo o documento, a velhice é uma das etapas do curso de vida de todo ser vivo e não pode correr o risco de ser interpretada como doença, e sim como a maior conquista social dos últimos 100 anos. Para os signatários do manifesto, considerar a etapa da velhice como doença é um retrocesso que em muito contribuiria para acentuar globalmente preconceitos em relação à longevidade – o que denominamos idadismo traduzidos em estigmas que marcam profundamente a saúde emocional e psicossocial das pessoas idosas.

O envelhecimento da população é um fenômeno global e foi acentuado no Brasil nos últimos 20 anos, fazendo com que o país se tornasse o 5ª maior país em número de idosos no mundo. Atualmente, as mais de 34 milhões de pessoas acima dos 60 anos são responsáveis por 23% do consumo de bens e serviços no país, contribuindo assim, com seus recursos, para o crescimento e prosperidade da sociedade em geral. Para além disso, até 2040, 57% da força de trabalho brasileira terá mais de 45 anos, conforme aponta pesquisa da consultoria da PWC com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“A OMS merece o nosso respeito por sempre ter realizado trabalhos fundamentais em prol da vida humana. Inclusive agora durante a pandemia do novo coronavírus. Mas até eles erram. E erraram feio desta vez. A velhice é uma das etapas mais bonitas da vida dos seres humanos e não pode ser interpretada como uma doença. Isso vai acabar acentuando, ainda mais, o preconceito existente contra os idosos. Importante sempre lembrarmos que os jovens de hoje serão os idosos de amanhã – portanto, esta é uma causa de todos”, destacou a coordenadora do Núcleo dos Idosos e Pensionistas do Sindsep-PE, Ana Estrela.     

O compromisso do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do Sindsep-PE é o de defender ações que promovam o envelhecimento com oportunidades de protagonismo em busca de uma sociedade em que os mais velhos sejam respeitados e valorizados por suas potencialidades como sujeitos de direitos.
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X